Muitas pessoas desenvolvem suas empresas, pequenas ou médias, estruturando os departamentos de vendas, administrativo, finanças entre outros. Na maioria das vezes o âmbito do marketing e da comunicação sempre são os setores que demoram mais a serem estruturados.
A agência de propaganda geralmente presta serviços para desenvolver a comunicação interna e/ou externa das empresas suprindo estas necessidades, respondendo diretamente aos donos ou ao departamento de comunicação quando constituído.
A expertise adquirida pelos profissionais de agências de propaganda pode ajudar na tomada de decisão das empresas no que tange ao posicionamento desejado, ou seja, como a corporação deseja ser vista.
Uma agência atende clientes dos mais variados segmentos, obtendo informações, testando fórmulas e aplicando projetos que se transformam em cases de referência.
A contribuição com o feeling da equipe de atendimento publicitário ajuda no processo de desenvolvimento.
Muitas vezes o serviço prestado pela agência de publicidade conta com a participação de designers, publicitários, jornalistas, profissionais de marketing, produtores audiovisuais, entre outros.
Financeiramente é mais viável contar com uma gama de serviços técnicos dentro de um pacote de agência ao invés de contratar todos os profissionais para um departamento de comunicação interno – salvo as marcas e empresas grandes com estruturas milionárias, o que não é o caso dos pequenos e médios negócios.
O início de um relacionamento entre agência e cliente é marcado pela imersão nas informações para que os prestadores conheçam um pouco sobre o negócio, diferenciais e montagem inicial de pastas com imagens, logomarca, preferências de cores, informações gerais e conceito visual básico a ser adotado no início da parceria.
Sem dúvida alguma o tempo ajuda na afinidade entre as partes, lembrando que ambos devem facilitar o fluxo de informação, além de estabelecer um canal de comunicação que possa organizar a solicitação dos trabalhos que pode ser via whatsapp, e-mail, telefone ou mesmo algum sistema interno.
São diversos os serviços prestados por uma agência de comunicação: desenvolvimento de identidade visual, logomarca, catálogo de produtos, sites, gerenciamento de redes sociais, produções de vídeos, assessoria de imprensa, ações promocionais e de divulgação, entre outras.
A remuneração do serviço pode ser feita através de um contrato com pacote mensal chamado de fee, por inserção em mídia – que assegura 20% do valor bruto negociado para a agência e/ou por job – que é o trabalho pontual sem vínculo frequente.
Uma agência de publicidade geralmente enxerga de maneira diferente os negócios do cliente, uma vez que está fora da “contaminação” interna.
E é justamente esta isenção por estar do lado externo e a experiência acumulada pelos profissionais de comunicação que fazem das opiniões e recomendações da agência dicas certeiras que contribuem com o desenvolvimento da cultura da comunicação.
Antonio Gelfusa Junior é sócio-diretor da Agência Pérgola.