Confira alguns ‘truques’ que vão te ajudar na busca pela comunicação adequada
Se você trabalha com redes sociais, além dos conhecimentos técnicos, já deve ter em algum momento se perguntado: “Qual a melhor forma de falar com a minha persona?”. Diferente do que talvez você possa estar pensando, esse questionamento diz respeito não ao conteúdo, mas sim ao tom que você aplica nele.
Mas mensagem tem tom? Sim! E se você não se atentar ao que está usando nas suas divulgações, isso pode se converter em um sério problema.
Embora muitos insistam na ideia de que a comunicação tem somente um sentido e compreensão, a verdade é que se você não cuidar do tom, ele terá margens abertas à interpretação.
E então como definir o tom ideal nas minhas publicações? Confira a seguir algumas dicas. 😉
Cuidado com o Caps Lock
Se você não quer passar a ideia de que está gritando com alguém, retire das suas publicações o texto em Caps Lock ou popular “caixa alta”.
Embora muitas pessoas usem o texto neste formato para dar destaque a uma palavra ou trecho, o resultado pode ser o inverso, e neste caso, ‘o tiro pode sair pela culatra’.
Mas então, o que posso usar no lugar? Simples, escreva as orações normalmente e sempre que precisar realçar um determinado ponto, opte, por exemplo, pelas aspas.
Se você voltar ao início deste tópico, verá que fizemos isso nas palavras “caixa alta”. Legal, né?
Pode ou não pode adjetivo?
Pode! E você também poderia parar este tópico por aqui, mas não vai, certo?
Mesmo que o uso de adjetivo nas suas publicações estejam liberados, você precisa aprender a usá-los na hora, no cenário e principalmente, no post correto. Como assim?
Lembra que dissemos que o tom está quase que acima do conteúdo? É por isso que você precisa se atentar ao uso de adjetivos.
Se você tem dúvidas, um adjetivo pode qualificar positiva ou negativamente uma sentença e com isso ajudar na atribuição de sentimento sobre o seu texto, arte, etc.
É importante também analisar se o tom + conteúdo que você está construindo é o ideal para a sua persona. Afinal de contas, é diferente a linguagem e termos que usamos, por exemplo, para falar com uma comunidade que gosta de ouvir funk e outra que tem maior afinidade com música clássica.
Não que ambos não possam gostar dos dois estilos, o ponto de atenção aqui é que a abordagem em cada conteúdo precisa ser única e direcionada, entende?
Fique esperto com os “enfeites”
Escrever bem é importante, mas não deve se tornar um ‘piloto automático’, pensado para preencher lacunas. Por isso, cuidado com os ‘enfeites’!
Na hora que estiver construindo uma legenda para um post no Facebook, por exemplo, se atente e analise se o que está escrevendo é de fato um conteúdo com informações relevantes.
De uma maneira mais clara, isso quer dizer: “cuidado para não encher linguiça”, pois um conteúdo muito ‘enfeitado’ pode ter variação no tom e trazer um resultado negativo, que é o contrário do que você está almejando.
Por fim, como facilitar este processo de busca pelo tom ideal? Simples, fale conosco!
Contato
Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Confira a estratégia e plano mais adequado para o seu negócio preenchendo o formulário disponível no link.
Caso prefira, entre em contato pelos telefones (11) 2129-8591 | (11) 95779-2145 (Whatsapp) ou pelo e-mail contato@pergolapropaganda.com.br e agende uma reunião.
Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e acompanhar todas as novidades e tendências:
- Facebook: facebook.com/PergolaPropaganda/
- Instagram: instagram.com/agenciapergola/
Conteúdo: Equipe de Comunicação. Foto: Divulgação.
Confira outros conteúdos como este acessando o link.